Sete coisas gratuitas e muito legais para fazer no Porto.
Turismo
Perder-se pelas ruas do Porto, sem hora nem destino certo, pode ser uma das formas mais ricas e curiosas de vivenciar a cidade, descobrir seus recantos, ver a rotina de seus moradores. Se você tiver um tempinho extra entre suas programações, experimente algumas das atrações do nosso roteiro de atrações gratuitas, que é feito para curtir entre um cafezinho e um vinho do Porto ou entre dois pontos turísticos. Confira.
1.Museus de graça
O Museu de Serralves, que tem um parque incrível, exposições itinerantes e permanentes, não cobra entrada nos primeiros domingos de cada mês, entre as 10 e as 13 horas. A Galeria da Biodiversidade, que é uma mistura de museu científico com Centro Ciência Viva, é gratuita no segundo domingo, também entre as 10 e 13 horas. Outro passeio legal é o Centro Português de Fotografia,
2. Ande ou vá de bike
Andar é uma das melhores formas de conhecer um lugar. Assim você se deixa levar pelos detalhes da arquitetura local, curiosidades tradicionais e comércios inusitados. Sem contar que é uma boa maneira de se manter em forma durante a viagem. Andar de bicicleta é outra alternativa legal e o Porto tem percursos interessantes.
3.Visita ao mercado
Visite uma das feiras de rua mais antigas da cidade do Porto. No Mercado Porto Belo há discos de vinil, livros, produtos artesanais e roupa vintage. A feira acontece aos sábados, das 10 às 19 horas, na Praça Carlos Alberto.
4.Azulejos
Pare para ver os mais de 20 mil azulejos que contam a história dos transportes, assim como retratos da vida de Portugal, na Estação de São Bento. Inaugurado em 1916, o edifício projetado pelo arquiteto Marques da Silva, um dos mais influentes da cidade no final do século 19, tem ainda mais para ser visto. Aproveite para tomar um café no local, enquanto aprecia o espaço.
5. Descanso no jardim
Passeie pelos Jardins do Palácio de Cristal Este destino verde é parada obrigatória para quem quer curtir a vista panorâmica para o Douro e a cidade. Há bosques, varandas e muito para explorar, como a Biblioteca Municipal Almeida Garrett ou a Capela de Carlos Alberto da Sardenha.
6. Conheça a Catedral da Sé
A catedral foi construída no século 12, no estilo romano-gótico. Mais tarde ela foi sendo renovada e ganhou apontamentos em estilo barroco a uma intervenção de Nicolau Nasoni, no século 18. A visita é gratuita.
7. Fotografe o pôr-do-sol no Jardim do Passeio das Virtudes
O Jardim do Passeio das Virtudes é o lugar certo para quem quer ver o pôr-do-sol do Porto. Isso sem contar que o passeio é gostoso e de lá se tem uma das vistas mais bonitas do Rio Douro.