Rua dos Mártires: o novo circuito pop do Porto
Sem categoria
Localizada entre duas praças, a dos Leões, no alto dos Clérigos, com a Livraria Lello, a torre e as galerias, e a da República, a Rua Mártires da Liberdade, bem no centro histórico da cidade do Porto, vem ganhando novos ares. Justo ela, que sempre foi conservadora, cheia dos comércios e serviços tradicionais, como antiquários, encadernadores de livros, oficinas de carpintaria, serralharia, está se rendendo aos tempos modernos.
Cafés, empreendimentos imobiliários e lojas moderninhas vêm se instalando nos prédios antigos, mudando a vocação da área e atraindo muitos turistas. Aliás, é justamente nesta rua que fica o mais novo lançamento da Incorporadora Cabrália – o Mártires. Vamos conhecer a região?
Para quem vem de Carlos Alberto, à direita, fica a lendária Livraria Académica, construída em 1913. É ponto de encontro dos intelectuais do Porto.
No jardim de Carlos Alberto, a fachada do Hospital da Ordem do Carmo vai ser mais um hotel de luxo.
Seguindo pela rua Mártires da Liberdade, fica a Companhia União de Crédito Popular, agrupando penhores e ourivesaria, desde 1875. Tem ainda hoje 60 mil clientes.
As Galerias Lumière (onde antes funcionava um cinema), que recentemente foram recuperadas, com espaços comerciais simpáticos à volta de uma área de alimentação. Lá dentro fica a Livraria Poetria.
Ali fica também o Mercado de Cedofeita. Um desses comércios regionais que tem de tudo. Comida, vinhos, perfumaria e afins.
Curiosidade
No dia 7 de maio de 1829, doze homens fiéis a D. Pedro IV, foram mortos por ordem do tribunal miguelista, na Praça Nova, atual Praça da Liberdade. A Cidade do Porto homenageou estes mártires, não só guardando os restos mortais em um Mausoléu no Cemitério do Prado Repouso, mas também com a Rua dos Mártires da Liberdade. Ela começa na junção da Rua da Conceição e Travessa de Cedofeita e no final da Rua das Oliveiras. Vinda da Praça de Carlos Alberto, iniciava-se neste local a Estrada de Braga, que continuava pela Lapa, Paranhos e Amial até aos limites da cidade.